sexta-feira, 21 de dezembro de 2007

A (TRISTE) REALIDADE

Todos os anos milhares de cães e gatos são abandonados no Brasil. Em São Paulo menos de 10% são adotados, e para o restante o que sobra é o sacrifício. Todos os abrigos existentes estão lotados de cães e gatos amorosos, desesperados por um lar e uma família.

Corta-nos o coração quando vemos mais um bichinho abandonado, atropelado ou todo coberto de sarna. Mas muitas pessoas acham que a maneira mais fácil de ficar sem a ninhada indesejada, é abandoná-la nas ruas, praças ou nos canis municipais, sem pensar nas situações adversas que os filhotes enfrentarão até a (provável) morte prematura e injusta.

Infelizmente, ainda tem muitas famílias que deixam seus animais procriarem, com a “desculpa” de que querem um filhote. Porém, somando o trabalho à falta de tempo e dinheiro, essas famílias acabam querendo se livrar o quanto antes da ninhada, não selecionando bons proprietários. Nesse caso, se desejam realmente ter mais um bichinho em casa, é tão simples, basta adotar um, já que mais de cem cães e gatos são sacrificados por dia.

Outras, querem aproveitar a gravidez da cadela ou da gata para ensinar sobre o “milagre” da vida aos filhos. Isso seria muito bonito se houvessem lares responsáveis para todos os filhotes. Já outras, dizem que sempre conseguem doar todos os filhotes, mas a verdade é que nem sempre é possível conseguir um proprietário responsável para todos os filhotes. Além do mais, os filhotes crescerão e terão outros filhotes, multiplicando o problema, e a pessoa não estará lá para garantir um lar para todos. E quem garante que o novo dono será responsável ou que o fim desse filhotinho não será a rua e o sofrimento? É necessário encontrar proprietários responsáveis que cuidem do animal durante toda a vida dele e que impeçam a procriação.

Quando há muitos animais circulando pelas ruas, o Centro de Controle de Zoonoses (carrocinha) é obrigado a recolhê-los, para que não mordam as pessoas, nem transmitam doenças. E a maioria dos animais recolhidos são mortos.

Essa realidade é muito triste, pois centenas de cães e gatos nascem todos os dias, mas, apenas um a cada seis consegue um lar.

Estudos realizados nos EUA, mostram que para cada 415 bebês nascidos por hora, há entre 2 mil e 3 mil cãezinhos e gatinhos novos. Isso significa que 60 mil animais devem morrer por dia para que a população se mantenha estável nas cidades.

E mais, estima-se que uma cadela pode dar origem a 67 mil cães em um período de 6 anos! Isso pode ocorrer porque, por exemplo: uma fêmea tem cinco filhotes, cada filhote quando atingir a idade madura, irá se reproduzir, esses novos filhotes, também irão se reproduzir quando chegarem à idade adulta, e assim, sucessivamente. A cadela inicial, por sua vez, continuará se reproduzindo e gerando novos filhotes e também se reproduzirão. O crescimento se dá em progressão geométrica, tornando difícil o controle. E a cidade, infelizmente, não está preparada para receber toda essa população animal. Com a taxa de natalidade descontrolada, aumenta-se o número de abandono, de sacrifícios, de atropelamentos, maus-tratos, etc.

Assim, a esterilização mostra-se como a solução mais rápida e eficaz, acompanhada, é claro, do trabalho de conscientização dos proprietários e das pessoas em geral. E a conscientização contra essa dolorosa realidade começa em nossa própria casa. Não devemos esperar que nosso bichinho dê primeiro uma cria para só depois castrá-lo, devemos fazê-la o quanto antes, deixando de contribuir para essa triste realidade.

A esterilização é menos traumática que a repressão dos instintos sexuais dos animais a cada cio ou a eutanásia sistemática de filhotes e animais adultos.

Fonte: Quintal de São Francisco

0 comentários: